Diferença entre medicamentos?

Você sabe a diferença entre um medicamento de referência, similar e genérico?

Referência

Também conhecido como medicamento de marca ou de patente, é o primeiro medicamento a ser registrado e comercializado com base em estudos de eficácia, segurança e qualidade. Geralmente, é desenvolvido por empresas farmacêuticas que investiram em pesquisa e desenvolvimento. O medicamento de referência possui um nome comercial exclusivo e é protegido por direitos de patente por um período determinado, durante o qual outras empresas não podem fabricar e vender cópias exatas do medicamento.

Leia mais

Similar

É um medicamento que contém o mesmo princípio ativo, mesma forma farmacêutica e mesma via de administração do medicamento de referência. Os medicamentos similares passam por testes de equivalência farmacêutica e biodisponibilidade em relação ao medicamento de referência. Embora sejam similares ao medicamento de referência, eles podem ter nomes comerciais diferentes. Os similares são aprovados pela autoridade regulatória competente e considerados intercambiáveis com o medicamento de referência, ou seja, podem ser substituídos um pelo outro.

Leia mais

Genérico

É um medicamento que contém o mesmo princípio ativo, mesma dose, mesma forma farmacêutica, mesma via de administração e mesma indicação terapêutica do medicamento de referência. Os medicamentos genéricos são desenvolvidos após a expiração dos direitos de patente do medicamento de referência. Eles passam por testes rigorosos de bioequivalência em relação ao medicamento de referência, demonstrando que possuem a mesma eficácia e segurança. Os genéricos são geralmente mais acessíveis financeiramente, pois os fabricantes não precisam investir em pesquisa extensiva.

Leia mais